. A importância da leitura em inglês: dicas e sugestões | Inglês Básico

Weather (state,county)

Dá uma olhada aqui:

A importância da leitura em inglês: dicas e sugestões


Você tem ideia da importância da leitura em inglês?

Na língua portuguesa, a leitura é essencial para o desenvolvimento do pensamento, raciocínio e interpretação. Além disso - e principalmente - aumenta o vocabulário e ajuda a aprimorar a escrita, facilitando a formação de frases e estimulando o aprendizado . 

Na língua inglesa é a mesma coisa. Aliás, é fundamental para a carreira. Começa pelo Enem e vestibulares. 

Depois tem os exames de proficiência em inglês para candidaturas de mestrado e doutorado. Há ainda os exames como o TOEFL e TOEIC, que vão exigir bastante da leitura e compreensão e são essenciais para quem quer conseguir bolsas de estudos e se candidatar a vagas de emprego no exterior (ou mesmo no Brasil, em transnacionais).

Sendo assim, pergunto: você acha que a leitura em inglês é importante? Claro que sim!

Dicas de leitura em inglês 


A leitura em inglês deve ser um hábito, assim como deve ser em nossa língua materna. É claro que os desafios são grandes, principalmente quando envolve ensinar crianças e jovens. 

No entanto, tem suas vantagens: das habilidades de aprender um novo idioma, é a mais fácil. 

É preciso ter em mente que a leitura é uma alavanca para alcançar um bom nível no idioma. 

Além disso, não precisa ser uma tarefa chata e maçante, pois há livros com histórias muito legais, além de quadrinhos, uma das formas preferidas de leitura de muitos. 

Acontece que por não ter conhecimento avançado no idioma, o leitor pode achar difícil e deixar de lado a leitura. Nada disso! O que você tem que saber é que há livros para todos os níveis de leitores - desde os mais fáceis até os que já conhecem um pouco mais de inglês.

Leitura de acordo com os níveis

Para níveis iniciantes, as editoras têm vários tipos de livros de histórias com um vocabulário simples e poucas páginas, de 15 a 20, por exemplo.

Os livros para níveis intermediários já tem um pouco mais de vocabulário, mais páginas e estruturas um pouco mais complexas.

Quem já domina o idioma pode se entreter com qualquer tipo de livro, desde os iniciantes. No entanto, não pense que vai pegar o livro e ler rápido e de forma que compreenda tudo em uma primeira leitura. 

Dominar o idioma significa conhecer suas estruturas mais avançadas e não que você é fluente e que compreenda tudo. É bom esclarecer para evitar frustrações.

Quer dicas de livros? Veja aqui (e faça download!): 


Leitura para provas e exames de proficiência

A preparação para vestibulares, Enem e exames de proficiência em inglês acontece por meio do inglês instrumental. Essa metodologia foca na leitura e compreensão de texto. É conhecido por ESP (English for Specific Purpose), em tradução livre "inglês com objetivo específico".

A metodologia é baseada em técnicas como scanning, skimming e reconhecimento de palavras cognatas. É uma excelente maneira de se preparar para se dar bem em processos de seleção. 

No entanto, não tira o mérito e todos os benefícios de ler em inglês desde cedo e ter esse hábito. Aliás, muitas vagas de emprego atualmente exigem a habilidade de reading (leitura). Neste caso, tanto para atribuições diretas da função quanto de ser preciso interpretar guias e manuais de máquinas e equipamentos, por exemplo. 

Como você pode perceber, ler em inglês não é apenas uma forma de entretenimento e de treinar o aprendizado, como também de se preparar para o mercado de trabalho e de ter um diferencial no currículo.

Além disso, ter conhecimentos no idioma significa a possibilidade de conseguir um melhor salário. 

Gostou de nosso post? Tem alguma dúvida, quer dicas ou sugerir um tema? Use o espaço dos comentários para deixar sua contribuição. 

Nos vemos no próximo post!

Nenhum comentário