. To Be: ser ou não ser? O guia definitivo do verbo mais famoso do inglês | Inglês Básico

Weather (state,county)

Dá uma olhada aqui:

To Be: ser ou não ser? O guia definitivo do verbo mais famoso do inglês

Verbo to be como aprender inglês sozinho

Lembro de quando ainda dava aulas para o ensino médio, e a cada início de ano, os alunos diziam: "Vai ter verbo to be, de novo?" - principalmente os que entravam no primeiro ano e vinham de um ensino fundamental cheio de verbo to be.

Pois é, mas é isso mesmo, o verbo to be (ou verbo be, como queiram) tem que ser bem aprendido, e não há como fugir dele, pois ele é sempre usado. Se você quer aprender inglês sozinho, também não escapará de precisar vê-lo e estudá-lo.

Sempre que falo em dicas em como aprender inglês, deixo bem claro que não adianta querer pular etapas, mesmo que já tenha algum embasamento, é sempre bom rever tudo, inclusive o verbo to be.

Verbo be e os outros verbos

Quem costuma ter dúvidas sobre o porquê dele ser aprendido/ensinado separado dos outros verbos, deve saber que é por que ele não tem as mesmas características dos demais. Se o estudássemos junto com outros verbos no presente simples, por exemplo, poderia dar confusão por causa do auxiliar, em formas interrogativas e negativas, já que o verbo to be faz essa função em perguntas e negações - não é preciso ser "contratado" um auxiliar de fora, o verbo be faz todo o trabalho necessário.



Como usar e falar em inglês com o verbo to be

Seu significado é "ser" ou "estar", mas em alguns casos, ele assume o papel de "ter" e "ficar". Veja exemplos:

I am happy because you are here.  (Eu estou feliz porque você está aqui.)

I am happy because you love me. (Eu sou feliz porque você me ama.)

I am happy when you are here. (Eu fico feliz quando você está aqui.)

I am 20 years old. (Eu tenho 20 anos.)

Note que nos dois primeiros casos ele assume o seu significado normal, mudando entre "ser" e "estar" por causa do complemento.

Na terceira frase,é também o complemento que determina o significado do verbo to be, só que ele acaba se transformando em "ficar". Por quê? Porque em português um dos usos do verbo "ficar" é como verbo de ligação, indicando um estado momentâneo. Acontece que ao escrevermos em inglês, o verbo ficar (stay) não é usado nesse sentido, então quando isso acontecer, será sempre usado o verbo to be.

Na última frase entramos no caso em que o to be assume o papel de "ter", também porque o ter do inglês (have) tem o sentido apenas de possuir, não se encaixando com idade, peso, altura. Nesses casos, o to be é usado.

É importante ter essas regras bem claras, para sempre saber como falar em inglês corretamente e não dar mancada, como dizer, por exemplo "I have 20 years old".

Resumo

O verbo to be pode ser:
⬝ ser
⬝ estar
⬝ ter (peso, idade, altura)
⬝ ficar (como verbo de ligação)


Que tal fazer um Curso de Inglês Básico? Veja como!

Verbo be: sua conjugação no presente

Antes de vermos a conjugação do verbo be, temos que falar sobre os pronomes pessoais. Muitas vezes já vi pessoas confusas dizendo que já sabiam o verbo to be: I am, you are etc. Se soubessem diriam que conhecem as suas conjugações: am, is e are, e não incluiriam os pronomes no pacote. Mas tudo bem, com professores de inglês por todo lado ensinando isso, uma hora se aprende corretamente.

Verbo to be - Presente - forma afirmativa
Verbo
Usado com
Número
am
I
singular
is
he, she, it
singular
are
you, we, you, they
singular e plural

Na tabela temos todas as conjugações do presente: eu sou, eu estou, você é, você está, ele é, ele está etc.

Note que o "you are" tem a mesma forma tanto para singular quanto para plural. Portanto, tenha uma coisa sempre bem clara: "you is" não existe!

Normalmente se identifica se é plural ou singular pelo contexto. Muitas vezes se usa "all" para indicar que é "vocês". Exemplo: "You all are in trouble." (Você estão encrencados ou Vocês todos estão encrencados).



Verbo to be: auxiliar em formas interrogativas e negativas

Em português, para fazermos uma pergunta, apenas damos uma entonação, certo? Apesar de em inglês também se identificar perguntas e negativas por uma certa entonação, que chamamos de sentence stress (e que dependendo do tipo de pergunta ela pode mudar), o que identifica mesmo que estamos perguntando ou negando (além da presença do NOT) é o auxiliar

Há mais de duas dezenas de auxiliares em inglês, mas olha a boa notícia, de todos esses, apenas três não estão na frase - e não estamos falando do to be, porque ele está lá, pronto para sair do papel principal e trabalhar como coadjuvante. 

É algo assim: "Precisamos de um auxiliar, mas eu posso sair daqui rapidinho e ir ali na frente ajudar", verbo to be falando. Nas negativas, ele diria: "O NOT parece meio fraquinho para o trabalho, vou ali dar uma mãozinha" - e pronto, estão feitas as nossas interrogativas e negativas. 

Veja só:

Justin is at home.

Is Justin at home?

Justin is not at home.

Verbo to be no presente: formas contraídas

O verbo be pode ser contraído junto com os pronomes, assim como junto com o NOT. Veja só:

I am = I'm
you are = you're
he is = he's 
she is = she's
it is = it's
we are = we're
they are = they're

Em frases negativas, ele pode aparecer assim:

She is not at home.     She's not at home ou She isn't at home.   ( is + not = isn't / are + not = aren't)

Chegamos até aqui cheios de assunto sobre o verbo to be. Mas tem mais, teremos exercícios e depois o passado do to be. 

Se você gosta de aulas de inglês online, volte aqui sempre que quiser, teremos muitas coisas legais sobre o idioma. 

See you!



2 comentários:

  1. Adorei! Estudo sozinha e essas explicações bem detalhadas ajudam muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que ajudamos! Essa é a intenção do site, tópicos simples e bem detalhados.

      Excluir