. About the English Language - o Inglês como língua do mundo | Inglês Básico

Weather (state,county)

Dá uma olhada aqui:

About the English Language - o Inglês como língua do mundo

aprender inglês


Atualizado em 29/07/2018

Fatos históricos que explicam o atual papel do inglês como língua do mundo:



Em primeiro lugar, temos o grande poderio econômico da Inglaterra nos séculos 18, 19 e 20, alavancado pela Revolução Industrial, e a conseqüente expansão do colonialismo britânico. Esse verdadeiro império de influência política e econômica atingiu seu ápice na primeira metade do século 20, com uma expansão territorial que alcançava 20% das terras do planeta. O British Empire chegou a ficar conhecido como “the empire where the sun never sets” devido à sua vasta abrangência geográfica, provocando uma igualmente vasta disseminação da língua inglesa.

Em segundo lugar, o poderio político-militar do EUA a partir da Segunda Guerra Mundial e a marcante influência econômica e cultural resultante, acabaram por deslocar o francês como língua predominante nos meios diplomáticos e solidificar o inglês na posição de padrão das comunicacões internacionais. Simultaneamente, ocorre um rápido desenvolvimento do transporte aéreo e das tecnologias de telecomunicação. Surgem os conceitos de information superhighway e global village para caracterizar um mundo no qual uma linguagem comum de comunicação é imprescindível. (Font: http://www.sk.com.br/sk-enhis.html)

No entanto, isso foi apenas um ensaio para o que estava por vir.




Motivos para aprender inglês: internet, globalização, era da informação e do conhecimento


Em meados dos anos 90, a internet começou a se popularizar (apesar de nem todos terem acesso imediato). Foi uma revolução, um evento que transformou a vida de todo o mundo, social, econômica e culturalmente. Barreiras geográficas começaram a cair. A comunicação com quem vivia do outro lado do mundo estava ali, bastava ter uma linha discada (ou dial up).

Nesse mesmo período um conceito se difundia no Brasil e no mundo: globalização. Esse evento consolidou a cultura capitalista no mundo todo e abria portas e oportunidades de negócios, empregos etc. 

A evolução da tecnologia e internet ganhava velocidade e presenciamos o que se chamou de Terceira Revolução Industrial: a era da tecnologia e da informação. Internet, computadores e dispositivos móveis se popularizavam cada vez mais e o conhecimento e a informação passaram a estar disponíveis à distância de poucos cliques. 

Em todo esse cenário, um fator comum: o Inglês, figurando sempre e marcando sua posição de língua franca. Atualmente, o idioma é essencial no currículo de profissionais de qualquer área. O que antes era um diferencial, hoje é uma exigência, algo inerente à formação profissional.

O bom é que nunca foi tão fácil aprender inglês, pois há uma diversidade de cursos online, pagos e gratuitos, disponíveis para quem não tem tempo de frequentar aulas presenciais. Além disso, praticar com nativos é a coisa mais fácil de se conseguir. 

E é claro, você pode contar com o Inglês Básico, para lhe ajudar a conhecer melhor esse idioma tão interessante e necessário.






2 comentários:

  1. Helo Elia!

    I thought very interesting this place! Your place! My place! Our place!!

    I am still studying Englih! I loved this, and You were one of people contribuite for that.

    You were one of the first teachers I had, and it was with you I learned like English more, more, more!

    I want you know that I am going to visit this Blog to see news about English, ok?!

    Congratulations!

    I wait other topics!

    Best Regards!

    Gedeon!

    ResponderExcluir
  2. How good to hear that from you, Gedeon! I am very happy for knowing I am a little part of your way. :)

    ResponderExcluir